O idioma zulu já é difícil de entender. Mas pior ainda é ver o supermercado Extra dizendo que o Brasil saiu da Copa um dia após a Seleção ter se classificado para as quartas de final diante do Chile.
A mensagem, veiculada em um anúncio publicitário, assustou os leitores do jornal Folha de São Paulo na manhã de hoje. Na imagem acima, a frase em destaque diz “A ‘l qembu le sizwe’ (Seleção) sai do Mundial. Não do coração da gente“. E ainda finaliza: “Nos vemos em 2014“.
Quem lê jornal e twitta tratou logo de fotografar a peça e espalhar pela rede, para o delírio da mais viralizadora das redes sociais.
Extra é uma palavra cheia de significados. Mas as menções ao termo não subiram tão repentinamente na metade da manhã de hoje por acaso:
Gráfico extraído do serviço Trendistic
Embora a atitude #fail (ou #epicfail) associada ao Extra e à Folha de São Paulo, verdade é que a quantidade de comentários sobre a marca se multiplicou exponencialmente.
Nas mídias sociais, o buzz é calculado sobre a citação da marca, em primeira instância. A análise qualitativa geralmente acontece depois, mensurando se as menções aparecem em contexto positivo ou pejorativo. De um jeito ou de outro, o famoso “falar bem ou falar mal, mas falar de mim” tem força na rede.
O supermercado Extra, por meio da assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açúcar, afirmou que o erro foi do jornal Folha de São Paulo e não do supermercado. O departamento ressaltou ainda que a Folha fará uma retratação na edição do jornal que circulará amanhã (30).
Por outro lado, o Grupo Folha não admitiu o erro. Ao menos ainda não. O departamento de noticiário, responsável por algumas inserções publicitárias do veículo, disse ao Terra que a Folha ainda está averiguando a origem do erro por meio de sua diretoria comercial e se recusou a dar mais informações sobre o assunto.
0 comentários:
Postar um comentário